Quinta-feira, 4 de Fevereiro de 2010

O Dilema

Os chineses andam de lanternas às avessas com os americanos porque o presidente Obama decidiu que, desta vez, ía mesmo receber o Dalai Lama. Isto parece aquelas relações pouco recomendáveis, do género somos amigos mas não podes ser amigo de fulano-de-tal. Isto de amizade nada tem, como é obvio, mas os chineses e os americanos também não o são, o que eles têm é uma cooperação. Então se o Obama falar com o "arruaceiro" e "chefe de um grupo separatista", como eles lhe chamam, lá se vai a "cooperativa".

O dilema está nas sanções, é que os chinos não abriram o jogo. E os americanos tremem.

Talvez seja esta a primeira grande decisão do "Mr. President", é que a sanção pode ter duas vertentes de sobremaneira importantes para os seus con-cidadãos: ou mandam fechar todas as lojas dos trezentos e restaurantes e os chinocas voltam todos pra casa, ou deixam de emprestar o Jackie Chan para os filmes de cobóiadas com kung-fu! É que os fogareiros das churrascadas de domingo são acesos com o carvão dos chineses, daquele que até rebenta - sabem lá o que está escrito no saco, está em mandarim! - mas grelha a carne num tirinho, de tal maneira que às vezes até o churrasco acaba antes de começar, o que eles percebem muito bem é o cartão escrito a feltro que diz "1 Dollar". Com a crise instalada, é uma grande ajuda para a tradição mais respeitada a seguir ao Dia de Acção de Graças e ao Halloween! E onde é que eles vão buscar o chao-min para comerem no escritório com pauzinhos para desenjoarem das pizzas e dos hambúrgueres? E se o Jackie Chan se for embora, o que vai ser dos serões televisivos agora que a Oprah vai também bater com a porta?

Será que vale a pena confrontar aqueles porreiraços - que até vão julgar agora um bando de criminosos, uns 12 altos funcionarios do estado, que espalharam o terror numa cidade chinesa, uns tipos pacatos com ligações à máfia, lenocínio, subornos multimilionários, violação, homicídio, que incorrem até em pena capital e com a hipótese do tribunal ficar com todo o dinheiro daqueles "anjos" - só porque o Obama quer falar com o "arruaceiro" do Dalai Lama, que acha simplesmente que já é tempo de o Tibete voltar a ser dos tibetanos?

Eu pensava melhor, porque depois de uma semana a procurar emprego ainda ficar sem as barbecúes aos sundais nos báquiardes é que não pode ser nada!


publicado por Nanda Costa às 08:00

link do post | comentar | favorito
|

.posts recentes

. Tenho Andado Arrependida

. Em jeito de Rescaldo, o E...

. Baralhar e Tornar a Dar

. Os Novos Especialistas

. Dona Abastança

. "Desta Água Não Beberei"

. Segunda-Feira

. Pequeno Ensaio sobre a Pr...

. O Dilema

. Antes Que me Arrependa...

.Outras escritas...!

centaureadereva
ogritodacoruja
agrutadeleda

.arquivos

. Março 2010

. Fevereiro 2010

.subscrever feeds