Quarta-feira, 10 de Fevereiro de 2010

Os Novos Especialistas

O meu Pai sempre me disse que Portugal um dia iria ser um país de doutores. Bem, em boa parte até tem a sua razão, e digo em parte porque podemos não ser todos doutores mas tornámo-nos especialistas em qualquer coisa. Se fôssemos doutores, seríamos os da "mula ruça" que sempre os houve e haverá.

O que está na moda é a requalificação, ou seja, pega-se numa profissão, junta-se-lhe uns mesitos nas "Novas Oportunidades" mais um "Magalhães", mais uns sais por causa dos nervos, um pós de sabedoria de algibeira, mexe-se tudo muito bem, põe-se em lume brando porque à noite já andam todos demasiado cansados para andarem a esgalhar, e eis que sai um profissional reciclado, que vai a correr actualizar a ficha no fundo de desemprego para ficar exactamente na mesma.

Eis alguns dos novos especialistas portugueses, porque se fosse a mencionar todos nunca mais saía daqui:

 

Especialista em fluxos de distribuição (paquete) - eu nem sabia que ainda existia a função de "paquete", portanto considero que seja uma repescagem e não uma reclicagem;

Supervisora Geral de Bem-Estar, Higiene e Saúde - ou seja, a mulher da limpeza.

Coordenador de Fluxos de Entradas e Saídas - o dito "porteiro", que está ali para fazer entrar pela direita de quem entra e sair pela direita de quem sai. Enfim.

Distribuidor de Recursos Humanos - são os motoristas daquelas carrinhas que vão levar os colaboradores aos locais de trabalho (esquinas, passeios, saídas de Metro...) e que depois os recolhem ao final do dia; os motoristas de autocarro deviam ser os mais bem pagos porque distribuem o pessoal com destino ao centro de emprego com a esperança de se tornarem em recursos humanos de alguém.

Especialista em Logística de Combustíveis - o empregado da bomba de gasolina, tem que ser bom nos 100 metros barreiras, para correr à noite atrás dos putos que abasteçem e bazam sem pagar.

Assessor de Engenharia Civil - o trolha, claro está, tem que ter no currículum a formação adicional de prova de cervejolas, ou seja, identifica a bjéca só pelo aroma...

Técnica Conselheira de Assuntos Gerais - um bom exemplo disso é a Maya, sabe de tudo e mais alguma coisa só por deitar o "tarot" e consultar a "bola de cristal", em programa informático diga-se, além de ler as colunas sociais a sua maior fonte de informação. Segue o lema do "vai-dizendo-que-um-dia-acertas", e é garantido!

Técnica em Terapia Masculina e Técnica Especialista em Terapia Masculina - esta é, até ver, a única que tem perspectivas de carreira, ou não fosse a antiguidade um posto, ou seja, trata-se de "prostituta" e "prostituta de luxo" com a possibilidade de chegar ao topo da carreira, ou seja "acompanhante pessoal"...

E para acabar:

"Técnico Superior de recolha de Artigos Pessoais" - actua principalmente no Metro e autocarros em hora de ponta, recolhe os objectos mas nunca os devolve, pode complementar a carreira como "Técnico de Redistribuição de Rendimentos", o "Robin dos Bosques" em proveito próprio, ou "Técnico de Marketing Direccionado, dependendo da lábia com que enrola o incauto.

... e para acabar de todo com esta lista:

Técnico Superior Especialista de Assuntos Específicos Não Especializados - o político. Não perceberam? É mesmo assim, para não se perceber.


publicado por Nanda Costa às 12:12

link do post | comentar | favorito
|

2 comentários:
De Constança a 11 de Fevereiro de 2010 às 13:56
E o acompanhante de turismo hípico? Esse curso importantíssimo também faz parte das "novas oportunidades", uma carreira com futuro!


De Ana Rita Esteves a 11 de Fevereiro de 2010 às 18:33
Adorei este artigo...está genial, mas que fartote de rir...realmente estão sempre a criar novas" etiquetas" mas a treta é sempre a mesma...lol

Beijinho, está 5 estrelas


Comentar post

.posts recentes

. Tenho Andado Arrependida

. Em jeito de Rescaldo, o E...

. Baralhar e Tornar a Dar

. Os Novos Especialistas

. Dona Abastança

. "Desta Água Não Beberei"

. Segunda-Feira

. Pequeno Ensaio sobre a Pr...

. O Dilema

. Antes Que me Arrependa...

.Outras escritas...!

centaureadereva
ogritodacoruja
agrutadeleda

.arquivos

. Março 2010

. Fevereiro 2010

.subscrever feeds